Workshop: Preparando-se para arriscar: a empatia como visão

Workshop: Preparando-se para arriscar: a empatia como visão

COM Linda zhengová E Uiler Costa-Santos

Uiler Costa-Santos e Linda Zhengová têm o prazer de anunciar um workshop de seis dias de 17 a 22 de fevereiro de 2025 na vibrante cidade de Salvador, Bahia. Este workshop foi projetado para aprofundar sua compreensão de seu papel e intenções como fotógrafo enquanto desenvolve suas habilidades em contar histórias com empatia.

Durante o workshop, os participantes participarão de uma variedade de atividades, incluindo palestras, discussões e sessões de feedback em grupo. Terão a oportunidade de criar um novo corpo de trabalho inspirado nas ricas possibilidades que Salvador oferece, com a orientação e o apoio de Uiler e Linda.


Os principais temas do WORKSHOP incluem:

  • Conexão através da fotografia: Aprenda a estabelecer ligações significativas com pessoas desconhecidas e a contar histórias de formas não convencionais.

    Questionar a intenção e a posição: Siga os seus instintos enquanto examina criticamente os seus motivos e a sua posição como fotógrafo.

    Edição e sequência: Aprenda técnicas de edição e sequenciamento das suas fotografias para transmitir tensão de forma eficaz, aumentar o impacto emocional e alinhar o seu trabalho com as suas intenções e perspetiva autêntica.

    Palestras e referências: Obtenha insights de palestras e referências a fotografias, livros e filmes, enriquecendo o seu processo criativo.

    Explorando a tensão e a intensidade: Mergulhe na energia única de Salvador, especialmente no período que antecede a explosiva temporada de carnaval.

    Diversidade e imersão: Explore as diversas facetas de Salvador, oferecendo aos fotógrafos locais uma nova perspetiva e aos fotógrafos estrangeiros uma experiência de imersão numa cultura estrangeira.

Este workshop não é apenas sobre a criação de imagens, mas sobretudo sobre o crescimento pessoal e a autorreflexão enquanto artista. É uma oportunidade para confrontar quaisquer dúvidas ou questões que possa ter sobre a formação de uma relação significativa com os seus projectos e infundir o seu trabalho com realismo.

Junte-se a nós para uma viagem divertida, mas confrontadora, de descoberta, aprendizagem e crescimento artístico mútuo numa das cidades mais dinâmicas do Brasil.

“ Desejo transmitir-lhe a capacidade de ouvir o seu instinto, que se tornará o seu principal navegador ao fazer fotografias. Além disso, através da honestidade, abertura e realidade, pretendo que cheguemos a uma verdade mútua. Este é um processo intenso que se refletirá diretamente nas suas imagens, atravessando o seu público. Faremos imagens que não são necessariamente bonitas de se ver, mas que nos despertam uma reação visceral e nos fazem ser lembradas. Vamos para além da superfície; e mal posso esperar para chegar a esse ponto com vocês”.
—Linda Zhengová

Através da minha prática e experiência como fotógrafo, desejo contribuir para sua busca por um propósito e pela criação de significado na produção de imagens. A fotografia enquanto linguagem, quando tensionada, revela múltiplas camadas de complexidade, servindo como uma ferramenta poderosa para questionar e entender diversas experiências sociais. Em um momento em que as violências estruturais parecem levar nossas subjetividades e práticas sócio-coletivas a limites de saturação extrema, (re)pensar o potencial ficcional das imagens, bem como sua capacidade de dizer sobre nossos pertencimentos, territórios e lugares por novos caminhos de imaginação parece se fazer uma urgência. Meu objetivo é incentivar uma aproximação às pessoas, comunidades e natureza de maneira ética, sempre com o propósito de elevá-los, criando imagens que produzam mais questionamentos do que respostas.
—Uiler Costa-Santos


Datas:

17-22 de fevereiro de 2025


programação:

Dia 1
09:00-10:00: Boas-vindas e apresentações
10:00-11:00: Apresentação de Uiler Costa-Santos
11:30-12:30: Apresentação de Linda Zhengová
13:30-Tarde: Revisão do portfólio → identificação dos pontos a focar nos próximos dias

Dia 2
09:00-10:00: Apresentação de Marina Muniz (palestrante convidada)
10:00-15:00: Saída fotográfica
16:00-18:00: Fazer uma apresentação das imagens realizadas

Dia 3
10:00-14:00: Apresentações em grupo e feedback
16:00 - 20:00: Saída fotográfica 

Dia 4
10:00-13:00: Criar uma apresentação das imagens realizadas
14:00-16:00: Feedback
17:00-Tarde: Com base no feedback, fotografar ou começar a editar

Dia 5
10:00-18:00: Workshop de edição e sequência e produção do Zine do grupo

Dia 6
18:00– Celebração final e brindes de despedida


Tamanho do Grupo:

08-12 pessoas


FACILITADORES:

Fotografia: Paulina Rubio

Linda Zhengová

Linda Zhengová é uma fotógrafa e escritora Checa que vive atualmente em Amsterdam. Utiliza o meio fotográfico para desafiar as fronteiras e os tabus existentes em torno dos temas da representação, da sexualidade e do trauma. Os seus trabalhos são uma intersecção de investigação académica e visual. Atualmente, contribui editorialmente para a GUP Magazine, FRESH EYES, Extra Extra e Discarded Magazine, plataformas que apresentam os progressos da fotografia contemporânea. É autora dos livros A Ambiguidade das Representações Visuais do Trauma (2020), Catharsis (2021) e Katabasis (2023). É também curadora de XXX, uma publicação da Discarded Magazine que apresenta a visão da fotografia erótica contemporânea.

Fotografia: Renan Benedito

Uiler Costa-Santos

Uiler Costa-Santos é fotógrafo, artista visual e educador brasileiro, vive e trabalha em Salvador, Brasil. Através da fotografia e do estudo das imagens sua pesquisa propõe uma interlocução entre o imaginário da paisagem e as políticas de redistribuição do sensível por parte da abstração. Sua produção toma a imagem como veículo estético ao utilizá-las como instrumento que fornece ao corpo diferentes experiências de percepção a partir de espaços comuns e cotidianos, devolvendo a ele possibilidades de imaginação político-geográficas. Desde 2017 o artista se dedica a série “Sizígia”, pesquisa executada através da fotografia aérea no canal de Itaparica, região da costa baiana, onde acompanha diferentes relevos e movimentos da maré construindo novas formas de apreensão da paisagem local. Em 2022 realizou as exposiçoes individuais “Cosmologia da maré baixa”(Galeria babel-SP) e “Coroas” (Museu de Arte da Bahia-BA). Entre suas exposiçoes coletivas, destaca-se a participação na Bienal de fotografia Rencontres de Bamako 2022-2023. Desde 2015 ministra cursos de formação em fotografia com ênfase em técnica e pesquisa poética.


inscrições:

R$3000,00

Aplicam-se termos e condições

Planos de pagamento

Oferecemos a possibilidade de pagar em duas ou quatro prestações durante um período de quatro meses.

Data limite para reservar: 30 de agosto de 2024


mais informações

Se tiver alguma dúvida sobre este workshop, por favor entre em contato conosco:

info@lindazhengova.com (em inglês)
info@uiler.com (em português / inglês)